Instituto Pensar - PSB do Rio Grande do Sul promove live sobre Economia Criativa

PSB do Rio Grande do Sul promove live sobre Economia Criativa

por: Eduardo Pinheiro


O debate sobre Economia Criativa foi marcado pela apresentação de ideias e conceitos que fazem parte da Autorreforma do PSB. Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (17) o Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Rio Grande do Sul realizou um evento virtual sobre Economia Criativa com a participação do presidente do partido no estado, Mario Bruck, o ex-deputado federal e presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli e o Professor Doutor Junico Antunes, membro do Diretório Estadual do PSB.

Sob a mediação do presidente da Juventude Socialista Brasileira (JSB)-RS, Diego Adam, o debate foi marcado pela apresentação de ideias que fazem parte da Autorreforma do PSB. Autor do livro ?O sentido perdido da revolução?, Leonelli iniciou a discussão dissecando os conceitos e pilares da Economia Criativa:

"O nosso partido desenvolveu um conceito novo, que é o: Socialismo Criativo. Nós partimos do principio que o capitalismo, nos últimos 100 anos, deu muitas evidências da sua criatividade. Criou valores, marcas produtos de consumo, a partir dos elementos fundamentais da Economia Criativa, que são a cultura e tecnologia?, ponderou.

Segundo Leonelli, o exemplo vivo dessa concepção seria a China, que reformulou conceitos do socialismo para concorrer com o capitalismo. Ele ressalta que há 30 anos o país asiático investe em tecnologia, educação e formação de capital humano. "Nós precisamos de uma sociedade que seja socialista, mas que seja também muito criativa?, sublinhou.

Nova federalização

Um dos problemas atuais levantados pelo professor Junico Antunes é a compreensão das diversidades dos estados da federação, que estabeleceria um diálogo respeitoso e democrático. Destacando a Autorreforma do PSB, Leonelli afirmou o posicionamento do partido:

"O novo federalismo brasileiro, para além das obrigações, seria decentralizar as receitas, a partir de uma construção colaborativa entre os entes federados, levando em conta as desigualdades regionais e as definições de fatores mínimos nacionais para as diversas temáticas de políticas públicas. É preciso promover a transição de um federalismo concentrador e conflituoso para um Estado federado cooperativo.?

Educação

O presidente do PSB-RS, Mario Bruck, evidenciou a importância da educação para a Economia Criativa. Para o líder, é necessário que desde os primeiros anos educacionais seja despertada a criatividade, a tecnologia e a ciência, nas crianças brasileiras.

Na avaliação de Mario Bruck, as prefeituras precisam colocar em prática uma renovação do conceito educacional. "O ensino fundamental pode cumprir um papel importante na Economia Criativa, nós não podemos pensar em ciência e tecnologia só lá na universidade. Temos que pensar na base?, afirmou.

Para finalizar, ele reforçou a confiança na autorreforma e no futuro socialista do Brasil. "Temos que ter a convicção de que essas ideias são possíveis, elas acontecerão. Temos toda a viabilidade de coloca-las em prática. Portanto, a gente tem que fazer moucos a turma do ?não dá, não pode, isso é muito trabalhoso?.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: